domingo, 28 de Abril de 2024  08:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-01-2011

Thin Film Tec vence concurso de ideias da UATEC Empreende +.


As ideias de negócio Thin Film Tec, EcoBioSys e 2CTech venceram o Concurso de Ideias da UATEC «Empreende +», respectivamente, nas ...

As ideias de negócio Thin Film Tec, EcoBioSys e 2CTech venceram o Concurso de Ideias da UATEC «Empreende +», respectivamente, nas categorias «Empreendedorismo de Base Tecnológica», «Empreendedorismo Inovador Jovem» e «Empreendedorismo Inovador Feminino». A Sessão Final do Concurso de Ideias da UATEC «Empreende +», na qual foram apresentadas as dezoito ideias de negócio que se haviam candidatado, decorreu na sexta-feira, dia 21 de Janeiro, na Universidade de Aveiro. O Concurso de Ideias da UATEC «Empreende +», já na segunda edição, tem como objectivo fomentar o empreendedorismo inovador e de base tecnológica e promover o empreendedorismo qualificado junto dos públicos jovem e feminino. Na edição deste ano, as expectativas da organização foram largamente superadas, não só pelo número de candidaturas recebidas, mas também pela qualidade dos projectos apresentados ao júri. No final da Sessão da passada sexta-feira, o júri decidiu atribuir o prémio de cinco mil euros (5.000€) a cada uma das três tipologias a concurso: «Empreendedorismo de Base Tecnológica», «Empreendedorismo Inovador Jovem» e «Empreendedorismo Inovador Feminino».

O vencedor do prémio «Empreendedorismo de Base Tecnológica» foi o projecto Thin Film Tec, promovido por Paula Vilarinho, Professora da UA e investigadora do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO), e do investigador Luís Amaral. A Thin Film Tec - Advanced Processing Solutions (TFT-APS) tem por missão ser uma empresa líder mundial no projecto, desenvolvimento, fabricação e comercialização de memórias electrónicas, semicondutores e componentes passivos integrados usados numa gama alargada de produtos e mercados. O prémio «Empreendedorismo Inovador Jovem» foi atribuído ao Projecto EcoBioSys, de Flávio Silva, estudante de Doutoramento no CESAM/UA, e João Sousa, investigador da mesma unidade. Este projecto introduz uma tecnologia de tratamento biológico de efluentes e resíduos orgânicos que oferece um retorno económico através produção de sub-produtos altamente valorizáveis (biopolímeros).

A 2CTech foi atribuído o prémio «Empreendedorismo Inovador Feminino». O projecto é promovido por duas Professoras da UA: Margarida Fardilha, coordenadora do Laboratório de Transdução de Sinais do Centro de Biologia Celular desta Universidade, e Odete Silva, coordenadora do Centro de Biologia Celular. O 2CTech tem por missão desenvolver e aplicar conhecimentos científicos ao diagnóstico, prognóstico e terapêutica, prevendo?se também actividades na prestação de serviços de consultoria, formação e divulgação científica. Inicialmente a 2CTech focar?se?á nas doenças neurodegenerativas (particularmente na Doença de Alzheimer ? DA) e na infertilidade masculina.

O Concurso «Empreende+» é uma iniciativa da UATEC - Unidade de Transferência de Tecnologia da UA integrada âmbito do projecto GAPI 2.0 – Gabinetes de Valorização do Conhecimento pela promoção do Empreendedorismo, Inovação e Propriedade Industrial, apoiado pelo COMPETE. O júri foi constituído por representantes da Universidade de Aveiro, Inovcapital - Sociedade de Capital de Risco S.A.; Federação Nacional de Associações de Business Angels (FNABA); Agência de Inovação, SA; Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI).

texto: UA

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®